diego dacal

A diferença entre o Google+ e o Facebook

Um dos grandes assuntos da internet hoje em dia é o tal do Google+, que começou com aquela mesma receitinha que começou o gmail, o facebook, o wave e até o orkut. O Google+ é o novo projeto social da Google, depois de algumas tentativas frustradas como o Google Buzz, Orkut (que funcionou muito bem em alguns países), Google Wave, Google +1 (que ainda não tem muita popularidade, mas acredito que vá ganhar com o tempo), Google Profiles e até o Google Social Circles acho que pode ser citado aqui.

O que eu acho de verdade, é que essa é a primeira tentativa séria da Google em fazer uma rede social, depois do Orkut. E mesmo o Orkut os ajudou a desenvolver e ter diversos insights para essa plataforma. O resto, acredito eu funciona só como content grabber. O que a Google tem de mais importante é o know-how de como processar a imensa quantidade de dados presentes na internet, e esses outros projetos ajudaram a empresa a mapear os conteúdos sociais de cada pessoa que linkou essas ferramentas em suas plataformas. Isso eu acredito, no melhor estilo “mania de perseguição”.

Um plus para esse post: The Google Master Plan (2007)

Quem decide trabalhar com mídias digitais normalmente lê um montão de blogs e ultimamente tem visto um monte de posts do tipo: “327 diferenças entre google+ e facebook”, “284 formas de tirar proveito do google+”, “entenda como funciona o google+ em 298 passos”. Mas para mim a grande diferença entre o Google+ e o Facebook é uma só.

As pessoas gostam de ser early adopters e falar para seu círculo social “olha que bacana, estou usando o google+ desde o dia do seu lançamento, conhece?” Sejamos racionais, não temos muitos contatos ainda lá, pouca gente, comparada ao Facebook, usa a plataforma ainda. Então qual é a graça ou vantagem de usar uma rede social que não é tão social assim? Ainda tem o fenômeno que muita gente fala de “orkutização do facebook”, que ao meu ver é totalmente preconceituoso e segregatório.

Comentários

  • 21/09
    16:32

    Tenho certeza que o ORKUT não morreu e sim voltou a ser um FORUM decente.

Deixe um comentário