diego dacal

Sobre RSS e posts

Acompanhar diversos blogs sem a ajuda de um leitor de RSS é uma árdua tarefa e no meu caso, como sou um Google Boy, uso o Google Reader para organizar meus feed e me ajudar a ver as atualizações de cada um deles. Além disso ainda acompanho os links compartilhados pela minha rede de contatos.

Todos que mantém um blog sabem que o RSS é uma “faca de dois legumes” para o blog. Como é o leitor de RSS que acessa o blog, o usuário-leitor não vê as propagandas ali veiculadas e não tem a chance de clicar em um desses links; as ferramentas de analytics se tornam inúteis, visto que o usuário está dentro do leitor de feeds e não do próprio blog, onde está o script que capta as informações; o usuário não vê o layout do blog e pode perder uma informação visual que complementa o conteúdo veiculado; acredito que a quantidade de comentários pode cair, mas a qualidade deles aumentar. Por outro lado, o potencial de viralização (palavra que todo mundo que mexe com mídias sociais adora, né?) é muito maior; os leitores recebem as atualizações de maneira muito mais fácil; o leitor está focado em seu conteúdo e tem menos dispersões visuais ao ler, seja propaganda, o layout em si ou qualquer outro elemento que possa atrapalhar a leitura.

O foco do RSS está no conteúdo e não no blog em si. Mas o que acontece com os blogs que publicam o RSS com apenas parte do conteúdo e te obrigam a clicar em um “leia mais” para ir ao blog ler o restante? No meu caso, eu nunca leio o conteúdo inteiro, até porque provavelmente outro blog do mesmo nicho que eu sigo publicou um post com o mesmo tempo e que está disponível por completo no RSS. Outro hábito que tenho é de compartilhar as coisas que leio do reader (que já vai automaticamente para o Facebook e Twitter), se leio algo em algum blog não me dou ao trabalho de publicar.

Gostaria de conhecer outros hábitos de compartilhamento de links das pessoas. Se quiser, acesse as publicações que compartilho no Google Reader.

09/02/2011

Comentários

Seja o primeiro a comentar neste post!

Deixe um comentário