diego dacal

Usa Google Reader? Clica em share!

É, se você tentar pelo computador não vai conseguir (pelo celular ainda é possível). Mais uma funcionalidade brutalmente podada pela Google de uma de suas aplicações.

Era uma vez um Google Reader que se parecia com uma rede social. Você podia adicionar os RSS que você lia, adicionava seus amiguinhos que também o usavam (não eram muitos, ok, mas eram relevantes. Não conheceria o Fuck Yeah Dementia se não fosse por essa rede), lia seus posts e em alguns clicava em “share”, e podia até inserir comentários quando compartilhava algo que achava interessante. Quando seus amigos faziam o mesmo, os posts deles apareciam para você como um item não lido e era possível até estabelecer uma discussão sobre um post dentro do próprio Google Reader, como foi o caso de ver acontecer com o Nicholas e o Bruno. Também existia um botão chamado “gostar”, que não tinha tanta relevância socialmente, mas que bastante gente usava.

Enfim, certo dia conectei e percebi que o layout do Google Reader havia mudado completamente, ele foi Google Pluzado, e botão “gostar” havia desaparecido e em seu lugar haviam colocado o tal do “+1″, que nunca funcionou de verdade. Então outro dia eu conecto, leio um post super-hiper-legal e penso “vou compartilhar isso com meus amiguinhos” quando movi o cursor para o rodapé do post entrei em loop, pois não encontrava o botão “share”, ele havia desaparecido! Na mesma hora tive uma revolta no meu coração e fui xingar muito no Twitter e percebi que tinha mais gente revoltada, decepcionada e xingando muito no Twitter, também!

Mas por que diabos a Google resolveu tirar o bendito “share” do Reader? A unica explicação plausível é que a sua rede social, que chegou aos milhões de usuários registrado em horas não está sendo usada nem por centenas de usuários. Então o que eles estão tentando fazer e obrigando que as pessoas façam, é clicar no +1 do que você ler e ir ao plus para ler o que os seus contatos clicaram em +1. Ou seja, eles estam juntando duas redes sociais distintas, sendo que o que eu queria era somente ler e compartilhar os posts que leio com meus míseros 10 contatos no Reader!

Outra coisa que me ocorreu é que os significados de “compartilhar”, “gostar” e o uso do “+1″ são coisas totalmente diferentes. Quando eu compartilho algo não necessariamente quer dizer que gostei ou que quero ajudar que meu amigos encontrem aquele post em uma simples busca. Cada ação é completamente diferentes da outra.

As vezes me parece que a Google tem um ataque de afobação quando decide fazer as coisas e tentar dominar o mundo. Quando o Orkut começou a perder muito espaço para o Facebook eles começaram a entubar dezenas de alterações na rede que só ajudaram as pessoas a sairem e a não gostarem do Orkut mais. Com o Buzz e o Wave me pareceu que eles se afobaram a lançar as ferramentas e não estudaram o mercado muito bem antes do lançamento. E agora com o Plus, parece que ninguém o está usando de fato, mesmo que tenha cadastro, o que ao meu ver é uma coisa natural em redes sociais.

Não acho que tirar um botão “share” do Google Reader vá fazer as pessoas começarem a usar o Google+. O que acho que vai acontecer é a busca por soluções que ofereçam o que essas pessoas querem, como é o caso do HiveMinded, que já aparece como uma alternativa ao Google Reader.

05/11/2011

Comentários

Deixe um comentário