diego dacal

Adidas, um viral bem feito

Adidas Megalizer

Quem trabalha com publicidade, online ou não, está cansado de escutar sobre vídeos ou ações virais. Não obdistante escutamos histórias de marcas que pedem às agências para fazerem um viral ou agências que prometem isso a seus clientes e usam métodos ilegítimos para alcançarem os números prometidos. Mas o que é uma ação viral, o que ela deve ter e porque ela viraliza?

O que é uma ação viral? É um tipo de ação publicitária que tem seu funcionamento semelhante ao de um vírus, ou seja, uma peça é criada, enviada a alguns primeiros portadores, que, se forem “contaminados”, vão reenviar a ação para sua rede de contatos, e o mesmo acontecerá com as pessoas em sua rede, e assim sucessivamente.

O que uma ação viral deve ter? Uma ação viral deve ter, acima de tudo, comprometimento com seu público. Quero dizer, de nada adianta produzir uma coisa muito bacana, mas que não se adequa ao seu público. Na minha opinião uma ação viral deve ter também um componente surpreendente, que faça o target olhar e pensar “caramba, fantástico isso.

Outra coisa que para mim é fundamental é a imagem da marca na ação. Vocês com certeza se lembram daquele vídeo das moças que colocam uma câmera na parte traseira da calça para filmar como as pessoas olhavam para sua bunda. Muita gente viu esse vídeo em todo o mundo, mas queria saber quanta gente que viu o vídeo soube depois que isso era um viral da Levi’s. O vídeo tem todos os componentes virais que falei acima, mas não possui a imagem da marca, ou seja, de que adianta viralizar se a sua marca não vai junto?

Já a Adidas sabe fazer virais de uma forma fantástica, com imagem de marca, identidade, surpresa, e tudo que uma ação bacana deve ter! Li um post no Brainstorm #9 sobre o Adidas Megalizer, que é mais um vídeo viralzinho da Adidas e que é bem bacana (eu compartilhei).

E por fim, porque uma ação viraliza? Porque é muito bacana e você quer compartilhar isso com seus amigos.

04/04/2011

Comentários

Seja o primeiro a comentar neste post!

Deixe um comentário