diego dacal

“O Orkut morreu!”, tem certeza?

O Orkut morreu.” – Não é nada incomum escutar essa frase pelas internets do Brasil. A grande migração dos usuários da rede da Google para o Facebook também é muito visível. Lembro que eu usava a rede do Zuckemberg para poder manter contato com meus amigos gringos, mas agora a maioria dos meus contatos é do Brasil.

Recentemente a Pingdom liberou uma pesquisa que mostra as redes sociais mais acessadas do mundo (que tenham ao menos 1 milhão de visitas por dia), baseada em dados do Google Trends. Veja os resultados da pesquisa na tabela abaixo:

Redes Sociais mais acessadas no mundo

Minha grande surpresa, ou não, foi ver o Orkut, essa rede já morta, caindo aos pedaços, com grande evasão, muitas vezes deixada de lado por publicitários e que só é acessada pelas classes C ou D, aparecer na segunda colocação. Ok, recomenda-se não levar tanto em consideração os dados de acesso, já que eles são baseados em dados de uma ferramenta do Google (e que certamente não tem os dados precisos de acessos às outras redes). Suponha que a quantidade de acessos ao Orkut seja 50% do que está escrito ali, mesmo assim essa quantidade seria de 25,5 Milhões de acessos diários. Quer pensar em um cenário pior? Suponha que o Twitter tenha o dobro de acessos do que está ali, ele teria 44 Milhões de acessos e o Orkut cairia para a quarta posição.

Mas você diz, o Orkut morreu, não vale a pena trabalhar com ele em ações de publicidade ou marketing. Sério? Você pensa mesmo em jogar 20 milhões de acessos diários, no mínimo, no lixo? Mas você me diz, “mas lá só tem classe C ou D”. Melhor ainda, é uma rede de nicho, esses 20 milhões de acessos diários são muito bem segmentados.

O orkut não morreu, ele está mudando.

Leia a pesquisa completa do Pingdom sobre as redes sociais mais acessadas no mundo.

Comentários

  • 15/04
    20:22

    Concordo com voce, Dacal. O Orkut não morreu mesmo! Há pouco mais de 3 semanas começamos uma ação focada em todas as principais redes (Facebook, Orkut e Twitter), com um público alvo, inclusive, de classes mais abastadas (professor e estudantes de áreas médicas) e adivinha onde tivemos mais retorno? Pois é, na rede que supostamente morreu!

    A galera deve sim dar mais atenção à ela e rever seus conceitos sobre ela ser uma rede dispensável.

  • 15/04
    20:59

    Ótimo post,Lembro quando muita gente começou a falar que o jornal impresso iria desaparecer por causa da internet, essas lendas virtuais quase nunca condizem com as métricas reais.
    Hoje no Brasil o Orkut é Coca-Cola e o Facebook é Pepsi.

  • 23/05
    06:16

    Não podemos deixar o Orkut morrer,pois as comunidades dele que são as grandes propagadoras de quase tudo que faz sucesso.Muitos videos brasileiros só se tornam fenômenos de acessos no youtube porque divulgaram nos tópicos das comunidades.

  • […] você realmente alcança seus objetivos junto de seu público? O questionamento é o mesmo sobre a morte do Orkut, onde está seu publico? Nos smartphones vale a pena atingir 7% e ignorar os outros […]

  • […] rapdly grew on the last two years in the country. Which surprised me a lot was to observe that Orkut is still bigger than Twitter. Curious […]

Deixe um comentário