diego dacal

manifesto de um futuro publicitário

Se ainda existe alguém que leia isso e que não me conheça, eu faço 2 faculdades, Publicidade e Propaganda e Estudos de Mídia.
Desde meu início em Publicidade em 2005 eu me sentia mal com uma coisa, um certo preconceito dentro do curso. Em uma grande parte das matérias que cursei a ênfase maior sempre foi dada para o Jornalismo, todos os professores sempre davam exemplos falando de jornais, falando de quando fôssemos escrever uma matéria ou quando estivéssemos dentro de um jornal. Mas eles sempre se esqueceram que as turmas eram compostas por futuros publicitários e jornalistas. E ao falar sempre dando exemplos de jornalismo acabava por desanimar, e muito, várias pessoas que optavam por publicidade.
Acredito que sob os olhos de profissionais de comunicação (que em geral são chamados de jornalistas) os publicitários são muito menosprezados, são vistos como seres que não pensam muito, que só sabem fazer uns desenhos bonitos e encontrar uma forma de vender um produto.
Até mesmo dentro de uma assessoria de comunicação (pela minha mínima vivência e leitura) a profissão de publicitário é deixada de lado e a assessoria de comunicação é quase que vista como uma assessoria de imprensa. E sempre que eu paro pra pensar nisso eu me pergunto porque o jornalista é a peça chave da comunicação social em geral? Porque ele sabe escrever melhor?!?! Mas um publicitário também sabe escrever, afinal, temos que escrever pra convencer alguém de alguma coisa, usamos recursos de convencimento. Porque em uma assessoria de comunicação um jornalista é TÃO importante assim? Se um publicitário aprende marketing e branding, porque o jornalista é peça chave em um departamento que deve ralçar a marca da instituição e pensar no endomarketing dela?
Não quero menosprezar a profissão de jornalista, de forma alguma! Mas o que me entristece muito é essa desvalorização (isso foi o que eu vi e senti desde o início da minha faculdade) intelectual e gerencial que sofre o profissional de publicidade, visto que muito do conteúdo estudado é semelhante ao das outras habilitações da comunicação social: cinema, RP, jornalismo etc.

17/08/2008

Comentários

  • 06/09
    20:18

    Oi Diego!!! Bem… como estudamos juntos posso opinar sobre isso. Eu também acho que existe esse preconceito. Os jornalistas não se dão com os publicitários, e isso não tem razão de ser. Publicitário também escreve, e escreve bem… como também estuda e faz monografia como qlq um. ahaha
    E sabe de mais um preconceito que tem? O dos cineastas com os publicitários… cineastas dizem que a gente só quer ganhar dinheiro através dos filmes. Em fim, será que essa rivalidade seria uma ponta de inveja deles? no fundo, no fundo?
    Na verdade todos deveriam ser unidos, afinal somos partes integrantes da comunicação social.

    isso aí, bjos!

  • 02/10
    02:00

    simplificando, é pq assim, os jornalistas são superiores aos publicitários… entende?
    sempre será assim. :)
    that’s it. :p
    bjóns!

Deixe um comentário