diego dacal

Trends – Primeiras observações

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Há alguns meses venho construindo uma plataforma de observação e análise de trends na internet – usando alguns conceitos e métodos que aprendi durante o curso que fiz no Digital Methods Initiative -. Com isso venho acompanhando quase que diariamente trends em diversas plataformas e acabo percebendo como eles se comportam e, mesmo com apenas 4 meses de dados, já é possível perceber alguns comportamentos.

  1. Não é nenhuma novidade, para quem estuda social media, que o Twitter é uma plataforma de instante, lá as pessoas estão propensas a falar sobre temas que estão acontecendo naquele momento. Porém curioso é perceber que no dia seguinte a um trend no Twitter, as pessoas tendem a pesquisar no Google sobre o tema. E ainda no próximo dia começam a aparecer vídeos – as vezes mais bem editados que os memes toscos que pipocaram no dia – em canais de Youtubers profissionais que são amplamente assistidos.
  2. No comportamento descrito acima é possível identificar claramente papeis de early majority, late majority e ainda os laggards, segundo a curva de adoção de inovações, assumindo que um trend é, de certa forma, uma inovação.
  3. Em política, é certo que a esquerda consegue elevar certo assunto ao nível de trend muito mais fácil por sua característica conversacional e o perfil militante de seus apoiadores. Já a direita dificilmente eleva algum assunto ao nivel de trend por seu caráter replicador (fato que descobri em meu trabalho de mestrado).
  4. Porém a polarização do país em duas frentes vem mudando o comportamento descrito acima e trends de direita ganham caráter conversacional não por conta da ideologia inserida no discurso e sim para anular discursos do outro polo. Ou seja, o debate político massivo na internet não acontece mais por direita e esquerda, mas sim por dois polos que foram transformados em opostos.
  5. No Twitter, alguns trends não precisam de massividade para entrar nos trending topics. Aparentemente, de alguma forma a rede percebe a relevância de certos temas e os eleva ao status de trendin topic mesmo sem ter tanta relevância, negando o que normalmente se pensa, que um trending topic se dá por conta do grande volume de trends em pouco tempo.
  6. Ainda no Twitter, alguns termos com mais de uma palavra vão para os TT em um primeiro momento com apenas uma palavra e logo são substituídos pelo termo completo,

Este é um trabalho em desenvolvimento, ao qual venho me dedicando durante diversas noites. Acredito que o potencial analítico é bastante legal e já tenho alguns updates e dataviz em mente. 😉

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